Jornalista, para informações sobre os casos de sucesso da Logikos e informações e dados de negócio sobre o setor de rastreamento de frotas urbanas, entre em contato com nossa assessoria de imprensa:

Accenda da Brasil
19 3294 0099
logikos@accenda.com.br

Logikos lança sistema de rastreamento urbano baseado em imagens de satélite


Utilizando o aplicativo Google Earth, Logikos apresenta a primeira solução, no Brasil, a usar imagens de satélite em sistema de rastreamento on-line de veículos.

A Logikos, empresa brasileira especializada soluções de gestão logística de frotas baseada em rastreamento, anuncia o lançamento do primeiro sistema de rastreamento de frotas urbanas baseado em imagens de satélite. Para tanto, a Logikos contou com a plataforma Google Earth, da Google.

Utilizando as imagens de satélite da Google, a Logikos desenvolveu um sistema que acompanha visualmente e em tempo real a trajetória dos veículos rastreados nas cidades cobertas pelo sistema Google Earth. Assim, é possível identificar na tela do sistema (vide imagem abaixo), não apenas o deslocamento dos veículos, mas também a localização exata do mesmo, traçar, sobre a foto, as rotas percorridas, bem como apresentar informações adicionais como, por exemplo, a rua e número onde o veículo se encontra, e sua velocidade.

Além disso, é possível enxergar simultaneamente, no mapa em questão, diversos veículos da frota do cliente e também pontos adicionais, como os locais onde há necessidade de deslocamento de uma equipe, o que permite a um operador decidir, olhando para uma imagem real, qual o veículo mais apropriado para realizar o deslocamento até o local marcado.

Sistema anti-fraudes

Outro diferencial do sistema da Logikos, desenvolvido na plataforma do Google Earth, é a sua eficácia em identificar fraudes. Como o sistema possibilita a visualização da imagem real, gerada por satélite, é possível identificar de forma precisa os locais de paradas dos veículos, bem como a rotas percorridas e identificar eventuais paradas e alterações não autorizadas pela central do veiculo.

Por exemplo, no caso de uma empresa de coleta de lixo seletivo, a solução permite a identificação de pontos de coleta não programadas, evitando que o motorista tenha ‘seus próprios clientes’, uma potencial fraude neste tipo de operação.

Já para uma empresa de caminhões betoneira, o sistema permite identificar desvios de concreto feitos pelos motoristas e assim evitar, também, possíveis fraudes: o descarregamento parcial do caminhão em uma construção não atendida pela empresa de concreto. Depois da descarga parcial ilícita, o motorista segue para a construção cliente da empresa e descarrega o restante do concreto. Este golpe, além de lesar o cliente da empresa de concreto, diminui drasticamente o tempo de vida do caminhão betoneira, pois descargas parciais forçam demasiadamente a betoneira, diminuindo seu tempo de vida.

O sistema também poderá ser utilizado para outros tipos serviços de campo, como por exemplo, remoção de veículos (guinchos), que permitiria identificar paradas não previstas, facilitando a identificação de trabalhos realizados pelos motoristas e não autorizados pela empresa e com possibilidade de ação imediata da central.

Modelo de negócio

Segundo Alexandre Guimarães, diretor da Logikos, o sistema está pronto para ser comercializado e irá estimular o uso de rastreamento via satélite no mercado brasileiro. “Como os equipamentos desenvolvidos pela Logikos são 100% nacionais, isso reduz o custo de contratação deste serviço. E o próprio modelo do Google permite uma utilização intensa do sistema, pagando uma anuidade relativamente baixa, se comparada a outros serviços no mercado”. Segundo o executivo, o mercado de rastreamento, que atende uma demanda de 10.000 novos equipamentos instalados mensalmente na grande São Paulo, tende a crescer 20% em 2006.

O serviço de gestão de frotas baseada em rastreamento, da Logikos, está disponível nas principais capitais brasileiras e atende a mais de 2,5 mil veículos, com faturamento previsto, para 2006 de R$ 7 milhões.