O processo de rastreamento e monitoramento da solução Logikos baseia-se na comunicação entre o módulo rastreador LR800 – que contém um GPS e está instalado no veículo – e a aplicação de gestão logística de frota, disponibilizada pela Logikos, em dois servidores paralelos e redundantes, fisicamente separados. O sistema de gestão logística também é responsável pela comunicação com os sistemas legados dos clientes, bem como pela disponibilização de relatórios e mapas de monitoração.

A figura, a seguir, ilustra o funcionamento do sistema, com base na descrição do fluxo de informações entre o veículo e o sistema de gestão logística, bem como o processo de integração e disponibilização dos relatórios e mapas de monitoração de frota.



clique aqui para ampliar

1. Os módulos rastreadores instalados nos carros da frota transmitem, minuto-a-minuto, as posições captadas via GPS. Caso a rede da operadora esteja indisponível, o módulo LR800 armazena as informações em sua memória interna e as transmite assim que o sinal da operadora for novamente detectado.

2. Ao chegarem aos servidores da operadora, os dados são automaticamente transmitidos, em tempo real, para os servidores de aplicação da Logikos, responsáveis pela disponibilização do Sistema de Gestão Logística de Frotas baseado em rastreamento via GPS.

3. Estas informações são processadas pelos servidores da Logikos e, em seguida, podem ser transmitidas aos servidores do cliente, permitindo de integração entre o Sistema Logikos e os sistemas legados do cliente.

4. Na Central de Operações, os colaboradores com acesso ao sistema podem acessar os relatórios e mapas de monitoração, que permitem visualizar o status, em tempo real, da frota da empresa.